fbpx

Estados Unidos – Indústria com sinais positivos

As encomendas à indústria americana cresceram 2,6% em janeiro ante dezembro, superando as expectativas de alta de 2,1% e marcando o melhor resultado desde julho do ano passado, quando o indicador registrou expansão de 6,4%. Na comparação anual, o avanço foi de 1,3%.

No primeiro mês do ano, a indústria foi puxada por maior demanda por equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes (+4%), metais primários (+3,3%) e produtos fabricados de metal (+1,8%). Além disso, a demanda por equipamentos de transporte avançou 7,7%, influenciada pela maior demanda por aeronaves civis (+389,9%), aeronaves de defesa (+63,1%), navios e barcos (+52,1%) e veículos (+1,6%).

De certo modo, as manufaturas se beneficiaram da pandemia, visto o forte aumento na demanda por eletrônicos e móveis, fato comprovado pelo avanço crescente das encomendas à indústria, que se encontra na máxima semestral agora, e é mais um sinal de força de recuperação do setor, que lidera a retomada econômica americana ao lado do setor imobiliário. Entretanto, a escassez de semicondutores, que forçou a GM a estender seus cortes de produção, pode impactar as fábricas. Por fim, com a reabertura gradual do comércio também é esperada uma desaceleração no setor.

Open chat
Podemos te ajudar?