fbpx

China – Exportações em alta

Em fevereiro, as exportações chinesas seguiram o rumo de janeiro e cresceram 60,6%, marcando o oitavo mês consecutivo de expansão e superando por muito as projeções de +38,9%. As importações tiveram alta de 22,2% e o resultado da balança comercial foi de US$103,25 bilhões (expectativa de US$60 bilhões).

Como o resultado utiliza a base anual de comparação, naturalmente há forte distorção em fevereiro, visto que o mês marcava o início do lockdown na China em 2020. Entretanto, fatores como a crescente demanda por equipamentos médicos e produtos utilizados para home office favoreceram as exportações. Por fim, a melhora da curva de casos de COVID e hospitalizações nos principais parceiros comerciais da China, como os EUA e a Europa, e uma retomada mais rápida das fábricas após o Ano Novo Chinês também fortaleceram o resultado.

Apesar da base distorcida pela pandemia, o crescimento das exportações foi sólido, fato refletido no saldo muito positivo da balança comercial e que superou facilmente as projeções. Embora os resultados das exportações devam retornar a níveis menores após março em razão do ajuste na base de comparação, os estímulos fiscais dos parceiros econômicos chineses, principalmente dos EUA, podem voltar a impulsionar a demanda por produtos do país.

Open chat
Podemos te ajudar?