fbpx

EUA – Payroll em linha com o esperado

O payroll não-agrícola dos Estados Unidos registrou 49 mil novas vagas de trabalho em janeiro, número em linha com o esperado de 50 mil. A taxa de desemprego, por sua vez, caiu a 6,3%, superando as expectativas de estabilidade em 6,7%, mesmo número de dezembro. Ainda existem 10,1 milhões de desempregados nos EUA.

Em janeiro, os serviços profissionais e empresariais foram o grande destaque ao criar 97 mil novas vagas. Além disso, também houve aumento no setor educacional público local (+49 mil), educacional público estadual (+36 mil) e no educacional privado (+34 mil). Em contraste, houve forte queda no emprego no setor de lazer e hospitalidade, que marcou -61 mil vagas, no varejo (-38 mil), na saúde (-30 mil) e em transporte e armazenamento (-28 mil).

O resultado apenas é positivo porque havia considerável expectativa de nova contração no mercado de trabalho em janeiro após um início de ano difícil, com forte alta dos pedidos por seguro-desemprego, que chegaram a ultrapassar os 920 mil. Desse modo, é importante destacar que o resultado de janeiro é muito fraco. Aliado ao número de desempregados de longo prazo (mais de 27 semanas), que representa 39,5% do número total, temos um reflexo da dificuldade da economia americana em recuperar o número de trabalhadores, que estava próximo do pleno emprego no pré-pandemia. Entretanto, devemos ver considerável melhora no cenário ao longo de 2021 com o possível pacote de US$1,9 trilhão proposto por Biden, como detalhamos anteriormente de acordo com dados da Moody’s Analytics.

Open chat
Podemos te ajudar?