fbpx

Europa – PMI surpreendem positivamente

Os PMIs da zona do euro surpreenderam e muito na prévia de março, com destaque para o PMI de Manufaturas, que contrariou expectativas de queda e avançou ao maior valor da série histórica, iniciada em 1997. O PMI de Serviços, por sua vez, cresceu bem mais que o esperado e passou de 45,7 para 48,8, o maior valor em 7 meses.

As manufaturas foram puxadas por um crescimento recorde da produção alemã e maior desde janeiro de 2018 na França e na região em geral. O excelente resultado da produção é efeito de uma demanda maior, que se recupera dos efeitos da pandemia. Como consequência, em março foram registrados um aumento no número de trabalhadores enquanto os custos avançaram ao ritmo mais rápido em uma década.

Vemos uma surpresa muito positiva para os níveis de atividade da zona do euro na prévia de março, principalmente para as manufaturas. Com a extensão do lockdown até metade de abril na Alemanha e a reimposição de restrições na França, Itália e outros países do bloco, devemos seguir nesse mesmo cenário, com os serviços mais impactados pelas medidas de contenção enquanto a indústria lidera a retomada econômica. Por fim, custos e atrasos nas entregas já refletem nos preços dos produtos e podem limitar a retomada industrial.

Seguem os gráficos do PMI de Manufaturas e do PMI de Serviços, respectivamente:

Open chat
Podemos te ajudar?