fbpx

O QUE É IPO? VALE A PENA? Entenda como uma empresa entra na bolsa

O QUE É IPO? VALE A PENA? Entenda como uma empresa entra na bola
Saiba mais em Benndorf Research

Uma das perguntas de investidores iniciantes é: o que é IPO? IPO é a sigla em inglês para Inicial Public Offering. Ou oferta pública inicial, quando as empresas passam a ter ações negociadas na bolsa.

Nesse texto explicamos o que é IPO, suas vantagens e desvantagens – e se o IPO é uma boa oportunidade para o investidor.

O que é IPO?

É o momento em que uma empresa vai ao mercado de capitais e vende parte de suas ações para atrair sócios. Ao fazer isso, se torna uma companhia de capital aberto e tem seus papéis negociados na bolsa de valores que, no Brasil, ocorre na B3.

Para uma empresa, o IPO é um dos momentos mais importantes, pois permite que ela obtenha recursos para expandir os negócios. É uma alternativa a um pedido de empréstimo num banco que demanda pagamento de juros. No caso do IPO, o dono da empresa não tem de pagar juros. Ao ganhar sócios, reparte os lucros que a empresa eventualmente gerar.

Quais as vantagens do IPO?

Uma empresa que resolve abrir seu capital tem acesso a inúmeras vantagens. Entre elas:

– Acesso a capital: a oferta inicial de ações é, em última instância, a venda de parte da empresa. Ao vender as ações, o controlador tem acesso a recursos financeiros que podem ser usados para expandir o negócio, que pode ocorrer via internacionalização ou investimentos no aumento da produção, por exemplo.
– Reputação: O IPO funciona como uma espécie de “atestado” de qualidade da companhia. Empresas que abrem seu capital precisam seguir uma série de exigências regulatórias que comprovem que elas seguem regras de boa governança. Por exemplo, passam a divulgar balanços trimestrais de resultados, aumentando o nível de transparência. Essa transparência pode resultar em ganhos de credibilidade e admiração pública.
– Liquidez: Abrir o capital é um caminho para os fundadores/controladores venderem a empresa depois de investirem anos no crescimento dela.

Há desvantagens no IPO?
Sim. Ao vender ações, o controlador perde o poder que tinha sobre o gerenciamento da empresa, já que passa a responder ao Conselho de Administração e aos acionistas, que, sempre é bom lembrar, são sócios no negócio.

Além disso, o processo de abertura de capital é longo, burocrático e caro, chegando à casa dos milhões de reais. Envolve a contratação de assessoria jurídica, financeira e de negócios.

E para o investidor, o IPO é uma boa oportunidade?

A abertura de capital permite a pequenos investidores serem sócios de grandes empresas como a Amazon, Facebook, Itaú entre outras. Ao comprar ações de uma empresa, os investidores se tornam sócios e podem obter retorno do investimento caso os negócios da companhia prosperem.

Como investir em IPO?

Agora que você já sabe o que é IPO, é hora de saber como participar. Primeiro é preciso ter acesso a uma corretora que está participando do IPO. Atenção: o acesso é limitado apenas às corretoras que estiverem envolvidas no processo.

Feito isso, é necessário informar o volume financeiro que se pretende investir, seguindo a faixa de preço determinada num processo chamado bookbuilding.

O preço das ações no IPO é determinado pelo coordenador da oferta, que avalia a companhia e estabelece a faixa de preços. A etapa seguinte é a verificação da demanda das ações ofertadas. É nessa etapa que o preço da ação é determinado – e é o que será pago pelos investidores que fizeram a reserva. Caso a demanda pelas ações seja baixa, o processo é cancelado.

O QUE É IPO? VALE A PENA? Entenda como uma empresa entra na bola
Saiba mais em Benndorf Research

Quais IPOs são atraentes para o investidor?
Aprendeu o que é IPO? Com um aumento expressivo no número de IPOs realizados em 2020 e 2021, muitas vezes o investidor pode ficar confuso: em qual IPO entrar? Como saber se vale a pena? No vídeo abaixo nós respondemos essas dúvidas, para que você aprenda a avaliar suas possibilidades e consiga tomar uma decisão que impulsione seus investimentos.

Com a grande assimetria de informação que existe num processo de abertura de capital, nós sabemos que pode ser difícil analisar uma empresa sozinho. Foi pensando nisso que nós criamos as carteiras recomendadas da Benndorf.

Nossos analistas monitoram diariamente todas as variáveis, notícias e indicadores, sempre a procura das melhores oportunidades – pra você. E sabe qual a melhor parte? Nós somos a casa de Research com o melhor índice de acerto do país. Vem investir com quem entende do assunto.

Ficou curioso? Entra em contato com a gente, vai ser um prazer te ajudar!

Open chat
Podemos te ajudar?