fbpx

O que é Média Móvel?

O que é média móvel?

O texto abaixo explica o que é a média móvel e em que estratégia de investimentos ela é útil.

A análise gráfica é uma técnica utilizada por traders profissionais e amadores para especular o movimento do preço de ativos financeiros (como derivativos ou ações). Como o nome diz, ela parte da análise do comportamento do preço do ativo em determinado período de tempo – que pode ser de minutos, horas, dias, semanas ou meses – e, assim, apoia as decisões de compra e venda do trader. (Se você não sabe o que é análise gráfica, leia aqui).

A variação do preço ao longo de um período de tempo é marcada um gráfico cartesiano, que tem dois eixos: na horizontal (eixo x) o tempo; e na vertical eixo y), o preço.

Para especular para onde o preço vai, os traders analisam diversos indicadores. Um dos mais utilizados é a média móvel.

Afinal, o que é a média móvel?

É um indicador que mostra o cálculo da média de preços num período estipulado. O seu registro ao longo do tempo permite ao trader acompanhar os preços médios de um ativo. E, dessa forma, ajuda o especulador a entender se o preço atual de um ativo está maior ou menor do que num determinado período de tempo.

Ela funciona como um guia pois permite que o trader observe com facilidade se o ativo ou derivativo está em tendência de queda, alta ou está estagnado.

Essa informação pode ser útil em diversas estratégias de especulação. Por exemplo, na estratégia de compra e venda caso o ativo esteja abaixo ou acima da média móvel, respectivamente (importante ressaltar que não estamos sugerindo o uso dessa estratégia).

Tipos de média móvel

Há diversas formas de calcular esse indicador. Abaixo três delas:

Média móvel simples: formada pela média dos preços de fechamento de determinado período, sendo que todos os preços têm o mesmo peso.

Média móvel exponencial: Os preços mais recentes são considerados mais importantes e têm peso maior no cálculo da média do que os preços mais antigos. Por exemplo, num recorte de 17 períodos, o peso do preço do período 1 é menor do que do período 17.

Média móvel ponderada: O valor dos pesos diminui aritmeticamente. Por exemplo, o peso do período mais recente tem peso x, do período anterior, x-1, e assim por diante.

Meta descrição:

Como utilizar a média móvel na análise técnica?

Nós sabemos que começar na análise técnica, principalmente com operações de day trade, pode ser bastante desafiador, principalmente quando se trata de indicadores. Pensando nisso, nossos analistas estão ao vivo diariamente no Youtube da Benndorf, operando ao vivo com você, indicando trades e analisando ações. É só se inscrever no nosso canal, te esperamos lá!

Open chat
Podemos te ajudar?