fbpx

Produção industrial alemã estagnada

 

A produção industrial alemã permaneceu estagnada em dezembro frente a novembro, contrariando expectativas de crescimento de 0,3% e marcando o primeiro mês de estagnação após 7 meses consecutivos de alta no indicador. A produção industrial segue 3,6% abaixo do nível pré-pandemia e apresentou queda de 8,5% em 2020. O núcleo da produção industrial, que exclui energia e construção, expandiu 0,9% em dezembro.

No último mês de 2020, a produção de bens intermediários cresceu 2% e a produção de bens de consumo 2,6%. Por outro lado, a produção de bens de capital caiu 0,5%. Fora da indústria, a produção de energia teve queda de 2,9% e a construção avançou 3,2%.

Ao mesmo tempo que a produção industrial foi afetada pelas novas restrições contra a pandemia, o bom momento da economia chinesa compensou parte dos efeitos (Alemanha é um dos países mais expostos ao gigante asiático), permitindo que o nível de atividade do setor permanecesse inalterado. De todo modo, com a desaceleração da China no início do ano e a extensão das restrições na Alemanha e resto da Europa, devemos ver um impacto na indústria alemã no 1T21, também refletindo nas expectativas negativas para o PIB no primeiro trimestre do ano.

Open chat
Podemos te ajudar?